That’s What Friends Are For – Dionne Warwick – Acordes para Piano

Progressões harmônicas mais usadas no piano

Um dos grandes segredos da música Gospel e de músicas bem elaboradas harmonicamente são as progressões harmônicas  ou sequência de acordes utilizados.

Dentre diversas progressões harmônicas, uma das mais usadas em Jazz, Baladas, Samba, Bossa Nova e muitos outros estilos é a progressão harmônica 2-5-1 (Two-Five-One em Inglês).

A música That’s What Friends Are For que toco no vídeo, um clássico da Dionne Warwick, é um excelente exemplo de progressões harmônicas 2-5-1  que fazem a diferença na harmonia da música.

Coloquei os acordes para você poder entender bem o que está acontecendo na música e toquei de uma forma que pudesse mostrar bem os voicings (inversões) dos acordes utilizados.

Você pode evoluir em sua forma de tocar, deixando suas harmonias no piano muito mais elaboradas e profissionais com os exercícios de progressões harmônicas para piano.

Quando eu comecei a estudar piano, logo que aprendi meus primeiros acordes, eu queria sair tocando tudo quanto era música. Conseguia “tirar” uma introdução ou um solo e acreditava que estava evoluindo.

Depois de muitos anos estagnado, tocando muitas músicas, mas com a impressão de que não estava evoluindo no piano, decidi sair da minha zona de conforto e mergulhar nos estudos.

Os exercícios de progressões harmônicas foram fundamentais e posso garantir que, se você dedicar um bom tempo nesse estudo, ao invés de tocar novas músicas, em breve perceberá a diferença.

Curta a música e aproveite para estudar um pouco das progressões harmônicas para piano ou teclado, você não vai se arrepender!