Quem é seu Deus? A principal escolha que você terá que fazer no evangelho.

Deus dos opressores x Deus dos oprimidos

Na Bíblia, Primeiro Testamento e Segundo Testamento, encontraremos diversas teologias ou formas de entender Deus e suas ações. Essas teologias, por mais que não queiramos acreditar, são contraditórias e muitas vezes até totalmente opostas umas com as outras.

Dentre tais visões teológicas sobre quem seria Deus e como Ele opera em nossas vidas, destaco as duas principais: O Deus que está do lado dos opressores e o Deus que está ao lado dos oprimidos.

O livro de Jó no primeiro testamento é um ótimo exemplo da oposição entre duas teologias sobre quem é Deus. Uma opressora, onde o sofrimento é consequência dos atos praticados pela própria pessoa e outra, defendida pelo autor ou autores do livro de Jó, que deixam claro sua inocência e combate àqueles que tinham Deus ao seu lado para validar a opressão (Veja os argumentos dos amigos de Jó).

 

A grande oportunidade de Jesus

Sucesso Quem é Deus Gospel Piano

Jesus nunca foi reconhecido pelos principais Judeus de sua época como alguém de relevância, digno de se dar muito crédito. Antes de Jesus, muitos outros surgiram dizendo-se o Messias, aquele sobre o qual havia sido profetizado no primeiro testamento, e todos morreram e suas teorias e seus seguidores se desfizeram.

Jesus não era seguido por aqueles Judeus que eram referência em seu tempo, como os Fariseus ou Saduceus, mas por aqueles que não tinham muita relevância social como pobres, doentes, mulheres e outros que eram discriminados pela sociedade.

Quando Jesus recebe Jairo, que Lucas vai dizer que era “príncipe da Sinagoga”, surge ai grande oportunidade de Jesus ser reconhecido como o Messias, o filho de Deus, de ter seus ensinamentos apoiados por alguém de relevância religiosa e social o que o levaria juntamente com seus discípulos, à ascensão social e aceitação por parte da elite.

Seus discípulos logo entenderam isso e fizeram de tudo para que Jesus fosse logo curar a filha de Jairo, sabendo que depois da cura as portas se abririam para o ministério de Jesus e seus discípulos.

Essa pressa dos discípulos fica clara quando Jesus decide parar por ter sido tocado por alguém e Pedro logo se manifesta com ironia “Mestre, a multidão te aperta e perguntas: quem me tocou?”.

O que Pedro estava querendo dizer era: “Mestre com esse monte de gente o Senhor quer saber quem lhe tocou? Não vamos perder tempo com isso e vamos logo curar a filha de Jairo, isso é mais importante! Não temos tempo! Essa é nossa chance de reconhecimento!”.

 

A Elite Judaica e os Discípulos: O lado opressor

Opressão Quem é Deus Gospel Piano

A herança do Deus opressor do primeiro testamento estava com os Fariseus e a elite social da época. Um Deus onde seus mandamentos eram utilizados para oprimir e legitimar os privilégios da elite judaica da época em detrimento do sofrimento do povo.

Jesus deixa claro em alguns textos como a elite judaica estava ao lado do Deus opressor.
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. Mt 5.20

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando”. Mt 23.13

Os discípulos, apesar de andarem com Jesus e serem ensinados por Ele desejavam o reconhecimento, ou como conhecemos nos dias de hoje, “A exaltação”, diante dos fariseus, mesmo que para isso tivessem que deixar pessoas necessitadas caídas pelo caminho, como no caso da mulher no texto de Lucas.

Talvez com a ilusão de que quando chegassem a esse tal reconhecimento teriam mais liberdade para ajudar àqueles que foram deixados de lado no caminho, em sua busca pelo reconhecimento.

Ou seja, os próprios discípulos estavam do lado do Deus da opressão, aquele Deus que está mais preocupado em exaltar, enriquecer ou destacar alguém para provar que Ele é Deus e que aquela pessoa é sua escolhida.

 

Jesus o Messias (Cristo): O lado dos oprimidos

Socorro Quem é Deus Gospel Piano

Jesus Cristo sempre deixou claro qual era o lado de Deus, seu Pai, portanto seu lado, pois Ele veio simplesmente para fazer a vontade de seu pai (Jo 5.30).

Quando Jesus interrompe sua caminhada para atender à mulher, Ele mostra claramente sua escolha pelos oprimidos, onde nenhum reconhecimento do mundo supera o valor de uma vida.

Nenhum dinheiro, sucesso, aplauso ou reconhecimento supera a importância de uma vida, ou uma pessoa oprimida. Seja por questões sociais, financeiras ou de saúde.
Portanto, Jesus deixou claro que o Evangelho por ele ensinado estava ao lado da vida acima de qualquer outra coisa.

 

Quem é Deus? Opressor ou Salvador?Escolha quem é seu Deus Gospel Piano

No texto de Lucas sobre a mulher do fluxo de sangue, como é conhecido, entendo a importância de se escolher o lado que estaremos nessa queda de braço entre aqueles que oprimem e usam Deus como forma de ataque e aqueles que são oprimidos e tem Deus como seu defensor.

Percebi que a busca que temos em nossas vidas como profissionais da música ou não, é uma busca que ao longo do caminho temos que abandonar as pessoas que precisam para alcançarmos nossos objetivos de reconhecimento ou sucesso, seja profissional, financeiro ou sentir-se realizado.

O Evangelho de Jesus Cristo e a riqueza, o status, o sucesso, o carro importado, as casas na praia, no campo, em Marte, Júpiter, os ternos de mais de mil reais, os sapatos caros, os relógios de ouro que vemos nas igrejas são completamente opostos!

Todas essas coisas são legitimadas pelo Deus opressor, aquele que abandona as pessoas pelo meio do caminho, inclusive uma mulher com um fluxo de sangue. Esse Deus não é o Deus apresentado por Jesus.

O caminho para essas conquistas é, inevitavelmente, um caminho de contínuos abandonos de mulheres com fluxos de sangue.

Abandonamos nossas esposas sangrando, nossos filhos, nossos irmãos, um desconhecido na rua, um colega de trabalho, um membro de nossa igreja, nossos pais e mães e partimos para uma jornada de exaltação que legitimamos estar de acordo com a vontade de Deus, claro o Deus opressor.

Pense bem, ore, reflita e escolha o Deus salvador, onde faremos sua vontade em favor da vida, ou seja, dos oprimidos, não importando quantas oportunidades perderemos, quantos carros abriremos mão, quantas coberturas em bairro nobre deixaremos de lado.

Não tente se enganar acreditando ser possível estar em ambos os lados, pois por mais que tentemos justificar é algo que o Evangelho de Jesus Cristo não suporta.

Eu te convido para escolhermos socorrer as mulheres que sangram ao longo de nossas caminhadas e fazermos a vontade de nosso Pai e escolhermos o lado do Deus Salvador, assim como Jesus Cristo escolheu.

 

 

 

Biblia Quem é Deus Gospel Piano

Texto (Lc 8.40-48)
40 E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.
41 E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;
42 Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.
43 E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,
44 Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
45 E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
46 E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.
48 E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

Confira na Bíblia On-Line