Alesis V61 Controlador USB com teclas disparando?

Velocidade de Resposta Alesis V61 Gospel Piano

Quando você toca, o som da tecla do Controlador alesis v61 dispara?

Um dos meus controladores agora faz parte do setup da Cantora Gospel Jéssica Barreto. Toquei alguns meses com a Jéssica e quando sai da banda meu Controlador Alesis V61 ficou.

Como eu sempre usei meu Alesis V61 para Pads e outros timbres parecidos não tinha percebido uma configuração que vem de fábrica que precisa ser alterada para o melhor desempenho quando usamos os timbres de piano.

Quando o novo tecladista usou os timbres de piano percebeu que quando ele aumentava a pressão nas teclas, algumas delas “disparavam”, reproduziam um som de ataque muito alto, o que destoava muito das pressões das outras teclas que eram tocadas.

Quando testei pessoalmente o “problema” realmente acontecia. Mas o que é isso que acontece com alguns controladores e pode estar acontecendo com o seu também?

 

Entenda o que é um teclado controlador

Os teclados controladores são instrumentos que não possuem timbres, ritmos ou músicas em suas memórias.

São apenas um hardware (placas de circuito impresso, transistores, diodos, capacitores e outros chips) com um firmware (um software básico que fica dentro do chip para facilitar o controle do hardware).

O controlador precisa de um software (programa) instalado no seu computador ou tablet para funcionar. Ele irá usar os timbres e efeitos deste programa para reprodução.

Na verdade então, o controlador está “vazio” e desta forma cada botão ou tecla dele pode ser configurado para se comportar da forma que você quiser.

 

Configurando a velocidade de resposta das teclas do controlador Alesis V61

Uma das configurações de alguns teclados controladores, como o Alesis V61, é a curva de resposta das teclas (Key Velocity Curve).

Esta configuração determinará de que forma o som será reproduzido de acordo com a pressão que você tocar as teclas.

Esse suposto “defeito” que pode aparecer em seu Alesis V61 é somente uma configuração que precisa ser ajustada.

As curvas de resposta das teclas do Controlador Alesis V61 são as seguintes, de acordo com o fabricante:

No meu caso, a curva que veio na configuração de fábrica era a número 5. Essa curva mostra que quando você aumentar a pressão sobre as teclas existirá uma diferença muito grande entre o som da nota com pouca pressão e a nota com muita pressão, o que causará um ataque brusco.

As curvas que normalmente são utilizadas são as número 1 ou 2. Os teclados e pianos convencionais utilizam essas curvas para reproduzir os sons.

Então vamos ajustar essa curva!

 

Passo-a-Passo para ajustas a velocidade de Resposta do Alesis V61

Primeiro você precisa baixar o software que configura o firmware do seu controlador Alesis V61. Baixe aqui o Alesis V61 Editor.

Agora que você instalou o Alesis V61 Editor. Vamos configurar a curva!

 

Selecione o modelo do seu controlador Alesis no menu Option (Opções) > Device Setup (Configuração do Dispositivo):

Selecione a opção Keybed ou clique sobre as teclas do seu controlador Alesis e mude o valor da curva para 1 ou 2:

Caso você queira confirmar qual a curva que veio de fábrica, na opção Main (Principal) você pode clicar em Get Preset From Hardware antes de alterar sua curva. Seu software irá carregar as configuração do seu controlador.

No menu File, clique em Save (Salvar) para manter uma cópia da configuração que você alterou.

No menu Main, clique em Send Preset To Hardware, para enviar as alterações para seu controlador Alesis:

Velocidade de Resposta Alesis V61 Gospel Piano

Pronto! Velocidade da Curva Alterada. Basta tocar e você perceberá que as teclas não darão mais aqueles aumentos bruscos no ataque das notas quando você aumenta a pressão nas teclas.